Como proteger seu login de e-mail de forma eficaz
Para acessar um serviço online, confirmar sua identidade ou baixar um documento por meio de um link, normalmente é preciso que você insira seu nome de usuário e senha. Isso é tão comum que a maioria de nós o faz automaticamente, sem pensar duas vezes. No entanto, os golpistas podem induzir você a fornecer as senhas do seu e-mail, sites de serviços governamentais, bancos ou redes sociais, simulando o formulário de login em um site próprio (de terceiros). Não se deixe enganar: apenas o próprio serviço de e-mail pode solicitar a verificação da sua senha! O mesmo se aplica a serviços governamentais, bancos e redes sociais.
Para evitar se tornar vítima de fraude, toda vez que digitar uma senha, reserve um momento para verificar onde exatamente você está fazendo login e qual janela está solicitando suas credenciais. Três cenários principais são possíveis aqui: dois são seguros e um é fraudulento. Aqui estão eles.
Cenários seguros para digitar senhas
- Fazer login no seu e-mail, rede social ou serviço on-line através do site oficial. Este é o cenário mais simples, mas é essencial garantir que você esteja no site legítimo, sem erros na URL. Ao acessar um serviço online usando um link em um e-mail ou em resultados de pesquisa, verifique com atenção o endereço na barra do navegador antes de inserir a senha. Verifique se o nome do serviço e o endereço do site estão corretos e correspondem.
Por que é tão importante dedicar um segundo a mais para verificar? Criar cópias de phishing de sites legítimos é a armadilha favorita dos golpistas. O endereço de um site de phishing pode ser quase idêntico ao original, diferindo apenas em uma ou duas letras (por exemplo, a letra “i” pode ser substituída por um “I”), ou usar uma zona de domínio diferente.
A imagem abaixo mostra exemplos de páginas de login legítimas para serviços diversos onde você pode digitar com segurança seu nome de usuário e senha.

- Fazer login em um site usando um serviço auxiliar. Esta é uma maneira conveniente de fazer login sem criar senhas adicionais, comumente usada para serviços de armazenamento de arquivos, ferramentas de colaboração e assim por diante. Serviços auxiliares geralmente são provedores de e-mail bem conhecidos, redes sociais ou sites de serviços governamentais. O botão de login pode dizer algo como “Continuar com o Google”, “Continuar com o Facebook”, “Continuar com a Apple”, etc.
Ao clicar no botão, abre-se outra janela do serviço auxiliar (Google, Facebook, Apple, etc.). Funciona assim: o serviço externo verifica sua identidade e a confirma no site em que você está fazendo login. É essencial verificar os endereços em ambas as janelas: certifique-se de que a janela pop-up que está solicitando sua senha realmente pertence ao serviço auxiliar esperado (Google, Facebook, Apple, etc.) e se a janela principal faz parte do site legítimo no qual você está tentando fazer login. Em muitos casos, a janela pop-up também indica em qual site você fará login. Este mecanismo de serviço auxiliar permite que você acesse o site desejado sem que ele veja sua senha. A verificação da senha ocorre por parte do serviço auxiliar (Google, Facebook, Apple, etc.). Especialistas em TI chamam de esse método de login de logon único (SSO).

Cenário fraudulento: roubo de senha
Você recebe um e-mail ou mensagem com um link de login, clica e acaba em um site que se assemelha muito a um serviço legítimo de e-mail, rede social, compartilhamento de arquivos ou assinatura eletrônica. O site pede que você faça login na sua conta para comprovar sua identidade. Para isso, você deve digitar seu endereço de e-mail e a senha do seu e-mail, site de serviços governamentais, serviço bancário ou rede social diretamente neste site.
Nesse cenário, ou não há nenhuma janela pop-up de um serviço legítimo (como no caso anterior), ou a janela adicional também pertence a algum site de terceiros. Este é um golpe criado para roubar a senha da sua conta! Lembre-se: um site de terceiros não pode verificar sua senha, pois não a conhece, e as senhas nunca são compartilhadas entre sites.

Como se proteger do roubo de senhas
- Verifique cuidadosamente o endereço do site que está solicitando sua senha.
- Digite a senha de um serviço apenas no site oficial, e em nenhum outro lugar.
- Às vezes, uma janela à parte é exibida para a digitação da senha. Certifique-se de que ela seja uma janela comum do navegador, na qual você pode ver a barra de endereço e verificar o endereço.
- Os golpistas podem criar sites falsos com endereços difíceis de distinguir dos reais. Para evitar cair nessa armadilha, use uma proteção antiphishing confiável em todos os dispositivos e plataformas.
- Um método de proteção avançado é usar um gerenciador de senhas para todas as suas contas. Ele confere o endereço real da página e nunca insere suas credenciais em um site desconhecido, mesmo que a aparência dele seja convincente.